Atelier Arte Unica

Atelier Arte Unica
O Senhor é forte refúgio (Sl 11)

terça-feira, 4 de agosto de 2015

Pincéis indicados para pintura em tecido

Pi

A pintura em tecido é uma das formas mais tradicionais de pintura! O tecido é também uma das superfícies mais versáteis para pintura, porque ele se divide em vários ramos: tecidos de algodão, panos de copa, fraldas, malhas, tecidos mais rústicos, seda, atoalhados… cada um com suas características e técnicas próprias!
Abelha, de Luciano Menezes

Como existem muitas variações de texturas de tecido, e pra cada uma delas um tipo de pincel é mais indicado, vamos dividir esse post em partes: a primeira parte fala sobre pintura de panos de copa, algodão cru e atoalhados; e ainda essa semana, falaremos sobre pintura de fraldas, malhas mais delicadas e seda!
Para a pintura de tecidos mais firmes, como os panos de copa, ecobags de algodão e barrados de toalha, o ideal é o uso de pincéis firmes, que consigam espalhar bem a tinta entre as fibras do tecido. Tradicionalmente, os pincéis utilizados para pintura de tecido eram os da linha de cabo amarelo com destaque para a Ref. 456, com cerdas de orelha de porco – mais firmes, mas que se não fossem lixados e aparados não ofereciam muita precisão nas pinceladas. Com o tempo, surgiram os pincéis lixados e aparados de fábrica, como a referência 454 – que já vem pronto para o uso!
Pincel chato Ref. 456, ideal para preenchimento
Pincel redondo Ref. 457, ideal para preenchimento e acabamentos

Pincel lixado Ref. 454, ideal para acabamentos e preenchimento com precisão

Pincel língua de gato Ref. 434

Pincel leque Ref. 436
Além da linha amarela, a Condor criou a linha sintética exclusiva para tecido, de cabo laranja. Ela oferece a firmeza dos pincéis da linha amarela, com uma precisão muito maior, facilitando o preenchimento e o acabamento das pinturas. Além disso, essa linha também conta com mais formatos, como o chanfrado e o faca, que auxiliam na pintura de contornos, sombreados e degradês. É a melhor opção de pincel para pintura de tecido, e eles também são ótimos para tela!
Seguem as referências, e números indicados para um kit básico:
– 324-10, formato chato, para preenchimento;
-325-6, redondo, para preenchimento e contornos;
– 326-8, língua de gato;
– 327-10, chato chanfrado, para sombreamento;
– 328-2, formato leque;
– 347-12, formato faca, para preenchimentos precisos e contornos.

E não podemos nos esquecer dos auxiliares:

– Godê flor, Ref. 561;
– Pinta bolinhas, Ref. 555;
– Baldinho, Ref. 585;
– E por último, mas um dos mais importantes: Lixa Duppla, Ref. 860.
CONDOR PINCÉIS