Atelier Arte Unica

Atelier Arte Unica
O Senhor é forte refúgio (Sl 11)

sábado, 28 de maio de 2016

Filtro dos sonhos

Olá pessoal...
Já confecciono filtro dos sonhos a algum tempo, eu acho uma peça bastante decorativa.
Então fui pesquisar o seu significado...e a está..
                                         FILTRO DOS SONHOS
O Filtro dos Sonhos é um objeto indígena e, como a maior parte dos amuletos, simboliza a proteção.
A sua origem remete ao povo indígena da América do Norte, os Ojibwaou Chippewa, para o qual a tarefa mais importante na vida de um homem era aprender a decifrar sonhos - reflexos do nosso inconsciente. 
Existem diversas lendas nativas americanas quanto ao surgimento do Filtro dos Sonhos, também conhecido como Teia dos Sonhos, Apanhador ou Caçador de Sonhos, Espanta Pesadelos, Catasonhos ouDream Catcher, em inglês.

Como funciona

O Filtro dos Sonhos são teias de caçar sonhos, uma espécie de mandalade cura ou amuleto de proteção.
Para o seu correto funcionamento, o objeto deve ser pendurado num local onde o sol bata ou sobre as camas. Isso porque, estando no ar, consegue apanhar os sonhos maus e prendê-los até ao nascer do sol, sendo destruídos pela luz do sol na manhã seguinte. Os bons sonhos, por sua vez, chegam às pessoas porque podem passar pelo filtro.

Elementos que o compõem

O objeto, considerado uma mandala dado a sua forma circular, numa representação do universo, é composto por elementos que representam cada qual um significado:
  • O seu aro circular é feito de vara de salgueiro-chorão revestido com tiras de couro e representa o círculo da vida, da eternidade, bem como o sol.
  • A teia, por sua vez, representa a alma, as nossas escolhas, o caminho, o livre arbítrio e, ainda, as nossas relações inter pessoais.
  • O centro corresponde ao princípio criador, a força do universo, o nosso eu.
  • A pena representa o ar ou a respiração, elementos essenciais para a vida. Todavia,  a pena da coruja feminina simboliza a sabedoria, enquanto a pena da águia masculina serve para dar coragem.
Sempre com um significado, podem ser adicionados objetos pessoais ao objeto dando-lhe uma caraterística particular. 
Conheça a simbologia da pena.

Tatuagem

Assim como o amuleto serve para filtrar e prender os pesadelos, a tatuagem do Filtro dos Sonhos é escolhido pelas pessoas que pretendem buscar a proteção, espantar males, prender as energias negativas, deixando se aproximar apenas boas energias.
Geralmente é escolhida pelas mulheres e está na moda. Essa tatuagem é geralmente feita nas costas ou nas costelas e costuma ser grande dados os pormenores do seu desenho.

Cores

Outra caraterística do objeto pode ser atribuída pela sua cor, o que torna o amuleto mais particular de acordo com a sua preferência, para além de a ele somar, ainda, o significado das cores.

 Dicionário de Símbolos










17 comentários:

  1. Olá!
    Vim retribuir a sua visita e vi já sou a sua seguidora =)
    Lindo os filtro de sonhos! Parabéns pelo belo trabalho!
    Lindo FDS!
    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Facebook
    Twitter
    Instagram

    ResponderExcluir
  2. Eu acho lindo os filtros de sonhos, mais não sabia
    da sua história o que me encantou mais ainda,
    esses são lindos
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá, boa noite!

    Obrigada pela visita e por me seguir. Estou retribuindo!

    Belos trabalhos, parabéns. Desejo muito sucesso!
    Deus lhe abençoe.
    Leide

    Bolsinhas de uma Leide

    ResponderExcluir
  4. Eu acho lindo, e a história por trás destes objetos é tão interessante não é mesmo. Abraços

    ResponderExcluir
  5. Não sabia da história completa, acho que vou comprar para colocar em minha cama, é bastante lindo o trabalho *-*
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Adooooro filtro dos sonhos, ameeeei conhecer a história completinha.
    Eu tenho um na minha cabeceira, além de lindo tem uma história :D

    ResponderExcluir
  7. Uma história super interessante, assim como o novo "filtro dos sonhos", inspirador
    Seu trabalho é perfeito, caprichado e bonito

    Beijos
    Rafael

    ResponderExcluir
  8. Adorei conhecer o significado do filtro dos sonhos, já tinha visto em algumas casas, mas sempre achei que era apenas para decoração ...
    Adorei o post Ilda!

    Bjos
    Minda ❤ 😍 👍

    ResponderExcluir
  9. interessante está história que descreve dos filtros dos sonhos parabéns pelo seu trabalho...
    Beijos
    Andrea

    ResponderExcluir

Agradeço imensamente por sua visita,pois é muito gratificante seu comentário.Bjos e volte sempre.